Turma do Pronatec/Cetam visita Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam)

Na última quinta-feira (08/08), um grupo de dez alunos do Pronatec/Cetam realizou visita técnica ao Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). Os alunos integram uma das turmas do curso de Informática cujas aulas ocorrem na Escola Estadual Ernesto Penafort, zona Leste da capital.

Sob a responsabilidade do instrutor do curso, professor Jean Carlos Figueiredo, os alunos puderam conhecer de perto a concepção pedagógica e comunicacional que marca a atuação do Centro de Mídias que, diferentemente da proposta de educação à distância, possui presencialidade dos estudantes às aulas, recursos de interatividade em tempo real e mídias estrategicamente planejadas para o desenvolvimento das aulas síncronas e assíncronas.

A atividade incluiu, ainda, visita à estrutura satelital de videoconferência do local, utilizada para interação de áudio e vídeo; visita aos estúdios de gravação e às ilhas de edição onde são produzidos e finalizados os conteúdos assistidos pelos públicos-alvo da Secretaria de Educação; conversa com os servidores e colaboradores, momento em que a turma compartilhou das experiências e conhecimentos da equipe de técnicos do Cemeam.

Ideia pioneira e inovadora – Implantado em 2007, o Cemeam é uma política de estado pioneira no país e a cada ano é ampliado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

As aulas são produzidas por professores especialistas e transformadas em peças televisivas em uma central de produção educativa para TV, com o uso de diversos recursos midiáticos e ferramentas de comunicação e transmitidas ao vivo, diariamente, para todas as salas de aula simultaneamente, em horário regular. Cada sala de aula conta com um kit tecnológico e com um professor presencial para mediar o processo de aprendizagem.

Além disso, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas transmite palestras e cursos de alcance social em parceria com outros órgãos governamentais e também com outros departamentos da Secretaria. (Fonte: Site do Centro de Mídias de Educação do Amazonas/ Cemeam)