Qualificar e empreender: Cetam revela talentos no curso de “Ornamentação de festas”

O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), dá oportunidade a quem busca o crescimento profissional. Isso vem acontecendo com alunos do curso “Ornamentação de festas”, que decidiram se qualificar para poder empreender.
Os 30 alunos, divididos em duas turmas, fazem parte dos mais de 5 mil inscritos nos 74 cursos de qualificação ofertados pelo Cetam no mês passado (21/03). É pensando na transformação que oportunidades como essa produzem na história de vida das pessoas que eles assistem, atentos, as explicações, e põem em prática o que aprenderam na teoria.
Dentro das salas de aulas da Escola Padre Estelio Dalison, unidade do Cetam localizada no bairro de São Jorge, zona Oeste, ocorre a produção dos materiais que darão vida aos diversos temas propostos pela imaginação.
Entre EVA’s, tecidos finos e cortes precisos de tesoura, Andréia Santos, 37, explica sua identificação com a proposta do curso. “O que me motivou a procurar o curso foi, primeiramente, o fato de eu amar trabalhar com artesanato. Quando soube do curso ofertado pelo Cetam, tive a certeza de que é com isso que desejo ganhar a vida daqui para frente.”
Mercado em alta – Estudos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicam que esse é um setor que não sofre grandes impactos da sazonalidade. Entretanto, garantir um bom mercado o ano todo é o grande desafio para o empreendedor deste segmento.
Trabalhar em um mercado positivo, do qual se obtenha um bom dinheiro e que se comporta com certa indiferença frente às crises. Qualquer um diria logo que esses são motivos suficientes para começar o quanto antes nisso.
Andréia lembra a proposta curricular do Cetam, que ressalta o desenvolvimento e descoberta de novas capacidades do aluno. Segundo ela, o Cetam também se preocupa em fazê-lo enxergar possibilidades de se reinventar sempre.
“No Cetam descobri que posso trabalhar com peças e materiais que, normalmente, seriam jogados fora. Dando forma a peças novas, indo do lixo ao luxo. Minha intenção é concluir o curso e montar meu próprio negócio. E empreender vendendo minhas idéias de decoração, seja para festas infantis, de adultos ou formandos.”
Jéssica Saldanha, 27, também aluna do curso “Ornamentação de festas”, falou desse diferencial. “Sempre tive a curiosidade de saber como eram feitas essas decorações. O Cetam surgiu como uma possibilidade de me qualificar ainda mais, de aprimorar minha técnica e conhecer outras que não sabia”, ressalta Jéssica, que afirma trabalhar muito bem com EVA e feltro.
Num cenário de adultos marcados pela enxurrada de informações diárias. De crianças nascidas na era da informação, onde super-heróis novos surgem diariamente. Todos procuram decorações baseadas em temas atualizados, utilizando produtos e serviços inovadores e que acompanhem os ídolos do momento.
Tudo isso obriga os profissionais a se superarem, cada vez mais, em termos de beleza e criatividade, desenvolvendo opções de acordo com o tamanho do bolso dos pais e a faixa etária do aniversariante.
“Quero agregar profissionalismo ao meu trabalho, ao meu produto final. Quando cheguei aqui percebi que o curso não só ensina a teoria, a prática e técnicas, mas também desperta algo novo: aprendemos a olhar além da superfície das coisas, além do que é visível. Foi assim que consegui enxergar utilidades, novas formas, naquilo que a maioria considera lixo, descarte”, comenta Jéssica.

DESAFIO NOVO E GRATIFICANTE

IMG_4521

Para a professora Francilma Duarte, 50, que ministra o curso “Ornamentação de festas”, a instrutoria do Cetam representa uma nova realização profissional em sua vida.
Com longa experiência no setor, empreendendo no próprio negócio, Francilma comenta que iniciou cedo e aprendendo tudo na prática. “Comecei aos 18 anos, trabalhando em Clubes de Mães”, lembra, informando que hoje já não se encontra tão facilmente esses clubes. “Passei por todas as etapas: confecção de lembranças, confeitaria de bolos e doces. Aprendi tudo o que me ofereceram.”
De acordo com Francilma, nos últimos anos ela sentiu vontade de ensinar o que sabia. Então buscou o Cetam e foi selecionada para ser instrutora há quatro anos. “Para as primeiras turmas que instruí, ministrei decoração com balões e agora estou responsável pelas turmas de ornamentação”, afirma.
A professora ressalta que ensina aos alunos que o diferencial está nos detalhes do trabalho que se entrega ao cliente. “Cada festa é única! O cliente deve ver as fotos e não encontrar nada igual, em lugar nenhum. Essa é minha visão como empreendedora e é o que sempre ensino”, explica Francilma, que atua na área há 24 anos.