Pronatec/Cetam/Maués visita viveiro e cultivos de guaraná da Ambev

Em Maués, alunos do curso Técnico em Agricultura, pelo Pronatec/CetamMaués, realizaram visita técnica à Ambev para conhecer o viveiro onde são cultivadas mudas de guaraná. A atividade é parte do programa previsto para os componentes de Manejo Integrado de Solos e Manejo Integrado de Pragas, ministrados, respectivamente, pelas instrutoras Laís Bentes e Clara Vignoli.

Acompanhados pelo agrônomo da Ambev, engenheiro Russevel, os alunos conheceram os métodos empregados pela empresa no controle de pragas como, por exemplo, o de separação das mudas que apresentam moléstias daquelas espécies que não apresentam; ou ainda os métodos de controle químico com uso de inseticidas, aplicados no combate do tripes, inseto que mais causa danos às plantações de guaraná. Foram apresentados ainda os estudos da empresa para a descoberta de métodos alternativos e mais naturais de combate a pragas, como substitutos dos tradicionais.

“Os técnicos da Ambev apresentaram o composto à base de óleo de citronela que foi, inclusive, estudado em sala de aula. O composto natural conhecido como “bico doce” foi efetivo e o inseto transmissor tripes ficou quatro meses sem aparecer”, afirmaram as instrutoras.

A visita se estendeu à estação de beneficiamento, que no momento estava parada aguardando a próxima safra. E a um dos plantios, momento em que os discentes puderam buscar e identificar o inseto. “O agrônomo esclareceu que a própria floresta ajudava na proteção do plantio contra a entrada de pragas. Nessa ocasião, analisamos as plantas até encontrarmos o inseto, que aparece no período de floração das plantas”, explicaram as instrutoras.