Pronatec/Cetam/Barcelos: visita técnica à escola modelo na área socioambiental

O Pronatec/Cetam/Barcelos organizou visita técnica da turma do curso “Técnico em Administração” à sede da Escola Municipal Santo Antônio, localizada na área rural, a cinco quilômetros da sede do município de Barcelos.

A finalidade da atividade era apresentar aos discentes as boas práticas e projetos desenvolvidos naquela unidade de ensino, que é modelo em relação às ações de responsabilidade socioambiental. A escola possui um projeto intitulado “Lixo que vira vida”, reutilizando materiais recicláveis doados pelos alunos e moradores da comunidade na qual a escola está localizada.

Com os materiais coletados, os alunos, professores e demais funcionários confeccionam novos produtos. O material reciclável e resíduos orgânicos também são aproveitados pelos responsáveis para reparo e manutenção de uma horta. Os produtos cultivados nela agregam ainda mais valor à merenda da própria escola.

Os alunos do Pronatec/Cetam receberam orientações sobre o plantio de hortaliças e sobre a importância dos projetos socioambientais para o município. Após as orientações foram convidados a realizar o plantio de mudas, colocando em prática o que aprenderam.

Sob a supervisão da instrutora Ingrid Rafaele Militão, responsável pelo componente “Noções de Qualidade e Responsabilidade Socioambiental”, a visita técnica teve o apoio da parceria da Prefeitura Municipal, contribuindo com o transporte para descolamento dos alunos até a comunidade, e da Secretaria de Produção Rural, que por meio de seus servidores realizou a orientação dos alunos no plantio das hortaliças.