Projeto de alunos pelo Pronatec/Cetam busca identificar e catalogar plantas medicinais e suas aplicações pela população de Autazes
Mais dois projetos importantes estão sendo desenvolvidos pelos alunos do Pronatec/Cetam, que fazem parte do curso Técnico em Agricultura. O primeiro trata-se de pesquisa exploratória que resultará em um levantamento sobre as práticas agroecológicas utilizadas pelos produtores que participaram da feira da agricultura familiar no município de Autazes.
O outro projeto diz respeito a um levantamento sobre as plantas medicinais de múltiplos que são cultivadas pelos munícipes, sobre quais são as aplicações e usos feitos pelos moradores.
Ambos trabalhos são orientados pela instrutora Aldilane Mendonça e resultarão numa cartilha que reunirá as principais plantas medicinais utilizadas, seus usos e aplicações, além de várias receitas que constituem parte da sabedoria popular local. “A intenção é disponibilizar essa publicação nos postos de saúde, nas escolas e em outros locais para livre consulta pela comunidade, como forma de auxiliar no combate de diversas doenças”, comentou a gerente acadêmica do Cetam, professora Fabiana Oliveira.