Programa de requalificação do Governo do Estado oferece novas oportunidades a ex-limpadores de para-brisa

O programa de qualificação profissional do Governo do Estado do Amazonas tem modificado a realidade de 23 ex-limpadores de para-brisa na capital amazonense. O projeto é resultado da parceria entre Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab).

O grupo recebeu a certificação do curso Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar na tarde desta segunda-feira (19), no Instituto Benjamin Constant (IBC/Cetam). Da cerimônia de certificação, participaram o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, o Diretor-Presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, e o secretário executivo de Trabalho, Rosinaldo Moura.

Dividido em três etapas, o projeto iniciou com a retirada dos limpadores das ruas por meio da SSP-AM. “Há pouco mais de três meses eles estavam embaixo dos faróis com a incerteza do sol e da chuva. Hoje eles estão sendo reencaminhados para o mercado. É um trabalho silencioso do governo do Amazonino, mas que resulta na melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, disse o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva.

Curso – A segunda etapa consistiu na qualificação profissional iniciada no dia 11 de dezembro pelo Cetam. De acordo com o Diretor-Presidente do Cetam, professor José Augusto de Melo Neto, o trabalho de atendimento às demandas sociais vai ter continuidade. “Vamos institucionalizar o projeto de atendimento social para que possamos manter esse tipo de ação, beneficiando outros públicos e dando continuidade, junto com outras secretarias, à política de acesso e emprego do Governo do Estado”, afirmou.

BRUNOZANARDO4

Durante mais de dois meses, os alunos foram capacitados a realizar manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de ar condicionado, observando as normas de segurança do trabalho e preservação ambiental. Além disso, na etapa final eles receberam o curso de Empreendedorismo, como forma de estimular o planejamento e criação de novos negócios.

Emprego e Renda – Com a qualificação, os alunos serão encaminhados, através da Setrab, para vagas de emprego no comércio e indústria. “O curso facilitou o ingresso deles no mercado de trabalho e nós temos buscado vagas junto às empresas e estamos trabalhando para alocar todos os que fizeram o curso”, disse o secretário executivo da Setrab, Rosinaldo Moura.

O aluno Adriano José Rodrigues afirmou que o curso já trouxe mudanças para sua vida. “Mudou minha vida. Hoje eu estou conseguindo levar um sustento para minha família através desse curso, porque o conhecimento adquirido aqui fez com que a gente ganhasse uma profissão. Quero me aperfeiçoar cada vez para trabalhar nessa área”, disse.

Entrega certificado

No último dia de aula, os alunos receberam palestra da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para orientações gerais de como de cadastrar e ser beneficiado com financiamento do órgão. O objetivo é oferecer também oportunidades de acesso a linhas de crédito aos que realizaram o curso e que pretendem abrir negócios próprios.

Nivelamento – A pedido do Cetam, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) também realizou aplicação de prova das séries iniciais do Ensino Fundamental para sete alunos que fazem parte do projeto. Feito isso, os alunos conseguiram se matricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para concluir o Ensino Fundamental e iniciar o Ensino Médio. Com a comprovação de ensino, os alunos terão maiores chances de entrar no mercado de trabalho.

Foto: Ribamar Xavier