No Alto Solimões, alunos do Cetam/Benjamin Contant realizam atividades práticas com grávidas do município

Em Benjamin Constant, na região do Alto Solimões, turma do curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem/Obstétrica e Neonatológica está realizando várias atividades práticas com as grávidas e parturientes daquele município. As práticas contam com a supervisão e orientação da instrutora do curso, enfermeira Rita Brasil, além do apoio da Secretaria de Saúde da localidade e do Hospital Regional Dr. Melvino de Jesus.

A parceria permite que os alunos atuem na adequação e assistência ao parto normal, natural e humanizado, por meio de palestras e banners cujo público são as grávidas e seus acompanhantes. Os presentes aprendem sobre temas como boas práticas no parto e nascimento; boas práticas na amamentação; exercícios com bola; caminhada e uso do rebozo para progressão e alívio da dor durante trabalho de parto; importância da participação do pai durante a gravidez até o corte do cordão umbilical; liberdade de posição para parir; parto na banqueta; a utilização da música e aromaterapia.

Com o objetivo de combater o sedentarismo trazendo benefícios para mãe e filho durante a gravidez e mais disposição no trabalho de parto, a turma da especialização do Cetam também criou um grupo de grávidas para atividades físicas, denominado “Gravidez Ativa”. As futuras mães que não possuem restrições médicas participam de caminhadas, de aulas de zumba e de rodas de conversa em que são discutidos temas como: nutrição; enfaixamento gravídico; benefícios da atividade física; amamentação; sinais e o que fazer em caso de trabalho de parto.

Rebozo – Surgiu no México, pelas mãos da parteira Naoli Vinaver, e depois foi aos poucos sendo difundido para outros países, inclusive o Brasil. O rebozo nada mais é do que uma espécie de xale ou corte de tecido, um acessório há muito utilizado para relaxar durante a gestação, no trabalho de parto e até no puerpério.