Governo do AM oferece cursos de requalificação para tirar limpadores de para-brisas das ruas
O Governo do Amazonas lançou, nesta sexta-feira (1º/12), um programa de requalificação profissional para atrair os limpadores de para-brisas e tirá-los das ruas de Manaus. A medida segue orientação do governador Amazonino Mendes e é parte da ação desencadeada pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, que determinou a identificação de quem atuava nos semáforos da capital após denúncias de ameaças e violência.
Em novembro, um foragido do sistema prisional chegou a ser recapturado durante as blitze e um homem foi preso por ameaçar motoristas com uma barra de ferro de 2 metros. “A atividade de limpador de vidros não é uma atividade solicitada e não está permitida em Manaus, uma vez que tem causado diversos transtornos. Com esses cursos, estamos garantindo oportunidade para que essas pessoas saiam das ruas de forma digna”, destacou Bosco Saraiva.
Nesta sexta-feira, o secretário de Estado de Trabalho (Setrab), Dallas Filho, e o diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Rony Siqueira, reuniram o primeiro grupo de 30 ex-limpadores de para-brisas. Nesta primeira etapa, pelo menos 12 cursos estão sendo colocados à disposição dos limpadores de vidro.
Dignidade – Segundo o titular da Setrab, a iniciativa trará dignidade aos trabalhadores e segurança às ruas. “Eles estavam trabalhando de uma forma muito perigosa, no meio da rua. O Governo do Amazonas está dando uma oportunidade de um trabalho digno para que eles possam ter orgulho do que fazem. Este é um primeiro passo. Vamos ter a segunda reunião e tirar o máximo deles das ruas”, disse.
A expectativa é oferecer cursos rápidos que qualifiquem para o mercado de trabalho e que incentivem o empreendedorismo. Com a qualificação, eles serão encaminhados através do Sine Amazonas para vagas de emprego no comércio e indústria, além de oportunidade de acesso a linhas de crédito da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), conforme o diretor-presidente do Cetam.
“Serão cursos rápidos para que nas primeiras semanas eles possam ter retorno dessa nova atividade. O Cetam cadastrará todos eles e suas famílias em uma ação não só para empregá-los, mas para uma via do empreendedorismo”, destacou Rony Siqueira.
Histórias – Agora ex-limpador de vidros, Moisés Prestes, 22, conta que buscou na atividade uma forma de fugir do mundo. Ele conta que na adolescência teve envolvimento com o tráfico de drogas. “O que me levou para trabalhar como limpador de vidro? A oportunidade que a pessoa não tem. Eu não tinha outra maneira de ganhar meu sustento. Esses cursos são uma melhora não só para mim, mas para os meus parceiros que estão aí”.
Após três anos atuando na avenida Eduardo Ribeiro, no centro de Manaus, Marco Aurélio, 52, encontrou nesse curso uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. Ele estava desempregado. “É uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho. Mesmo porque eu tenho experiência em outros mercados, já trabalhei como vigilante e agente de portaria, mas não tinha curso. Eu estou feliz, com esperança, porque eu realmente tenho experiência, mas só me falta o curso”, disse.
Nesta primeira etapa, o Cetam vai oferecer 12 cursos para os ex-limpadores de vidro. Barbeiro, garçom, agente de portaria, pedreiro, pintor de obras, aplicação de revestimentos cerâmicos, confeitaria de doces e salgados, panificação, instalação e manutenção de condicionadores de ar e leitura de componentes.