Cursos do Cetam formam e qualificam vendedores
Preocupado em minimizar os impactos da pandemia no ensino profissionalizante, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) iniciou 2021 incrementando o ensino remoto.
Nesse período de pandemia no qual o mundo mergulhou, o Centro implementou cursos rápidos voltados a segmentos que foram impactados e tiveram que se reinventar.
Um desses setores foi o comércio não essencial que teve de fechar as portas durante boa parte do ano. E, para sobreviver, ingressou no mercado on-line de vendas.
Para o segmento do comércio de varejo, o Cetam ofereceu dois cursos: “Assistente de vendas” e “Método de vendas”. Ambos tiveram uma grande procura e estão sendo ministrados pelo professor Vítor Benitah Valente, que explicou como é a dinâmica dos cursos.
Primeiramente, as duas modalidades foram pensadas para alcançar o mais variado público. Desde estudantes e profissionais que atuam no segmento das vendas, como o público em geral.
De acordo com Vítor, o objetivo dos cursos é demonstrar habilidades na comunicação verbal, tomada de decisões e capacitar a liderança. Para atender todas as necessidades apresentadas, o curso de assistente de vendas foi programado para ser realizado em 120 horas.
Programa de estudos
Nessa carga horária os alunos aprendem: introdução ao marketing; noções básicas quanto a segmentação de mercado; conceitos e diferenças entre marketing e vendas e as características gerais da área; noções de finanças; matemática financeira aplicada; juros simples e composto; desconto; prestação, dentre outros assuntos.
Vendas on-line
O curso também dedica um espaço para o mercado digital. O professor destaca a importância da internet para o uso de diversas ferramentas voltadas a vendas que possibilitem a maximização dos lucros com redução dos custos.
Método de vendas
O curso “Método de vendas” foi pensado com o objetivo de desenvolver competências e habilidades relativas às técnicas de vendas para conquistar clientes nas negociações e é um curso mais dinâmico, com 20 horas.
Durante as aulas, o papel do vendedor vai ser discutido e analisado, bem como o seu perfil será trabalhado para, assim, definir táticas de como encantar e fidelizar clientes.
Outro tópico interessante é voltado ao atendimento inicial e os passos da venda. Em seguida será tratada a dinâmica entre vendedor profissional x profissional de vendas.
A grade curricular também contempla: relacionamento interpessoal; negociação; conhecendo o cliente; conhecendo o produto; conhecendo os concorrentes; fidelizando os clientes.