Cetam/Fonte Boa: ação sobre higiene bucal atende 178 alunos de escola de educação infantil municipal

Fechando o mês de agosto em Fonte Boa, turma de futuros técnicos em saúde bucal realizou atividade com professores e alunos da Escola Municipal Naide Lins. O objetivo foi conscientizá-los sobre a importância de uma higiene oral adequada, sobre a relação existente entre os hábitos alimentares e o surgimento de cáries dentárias, além de proporcionar o aprendizado relacionado a maneira correta de realizar a escovação dos dentes.

O evento, que faz parte do plano de ensino do componente de Noções Básicas em Odontopediatria, atendeu 178 alunos das turmas infantis da unidade de ensino. Vestidos a caráter e utilizando recursos lúdicos, os alunos do Cetam conseguiram prender a atenção dos pequenos por meio de painéis coloridos, fantoches e encenações de esquetes, ao passo que ensinavam sobre temas como cárie dentária, alimentos cariogênicos (que contribuem para formação de cáries), alimentos detergentes (ajudam na limpeza bucal e previnem problemas de saúde como gengivite, mau hálito e cáries), bem como sobre técnicas corretas de escovação.

Ao término das exibições, acompanhados de seus professores e dos discentes do Cetam, os pequenos ainda puseram em prática todo o aprendizado que tiveram ao executarem eles próprios a escovação supervisionada.

“É na infância que adquirimos hábitos que levaremos para o resto de nossas vidas. Com a higiene bucal não é diferente. Daí a necessidade de se trabalhar esses assuntos desde agora”, comentou o instrutor do curso, Dr. Francisco Raycarl.