Cetam/Autazes participa de encontro entre Secretaria de Meio Ambiente e comunidades de pescadores

Os futuros técnicos em Meio Ambiente do Cetam/Autazes (distante de Manaus 99 quilômetros em linha reta) participaram de uma reunião entre representantes da Secretaria de Meio Ambiente do município e dos presidentes das comunidades e colônias de pescadores daquela localidade.

O encontro teve como objetivo discutir os principais pontos que envolvem a pesca e despesca do mapará no lago do Sampaio, resultando num regimento que regula, de forma sustentável e construtiva, a atividade. O acordo firmado entre as partes e a elaboração do regimento cria regras de manejo para a pesca, contribuindo para evitar a degradação de toda a área do lago do Sampaio e a extinção do peixe. Isso ajudará também na economia das comunidades locais que tiram do pescado o seu sustento.
A gerente do Cetam em Autazes, professora Fabiana Silva Oliveira, falou da participação dos discentes. “A presença dos alunos foi de fundamental importância. Eles puderam aprender técnicas de negociação e se aproximaram mais da realidade de algumas das comunidades locais”.