CETAM TEM PRIMEIRO CURSO DE LIBRAS

 

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) está peparando o serviço público para o atendimento de pessoas com necessidades auditivas. A instituição promove o primeiro curso de Libras (linguagem de sinais), no Centro de Convivência da Família da Cidade Nova, para servidores estaduais de várias secretarias, como parte de uma politica de inclusão do governo para esse público.
Em 2009 o Cetam estuda direcionar cursos para um público específico no sentido de possibilitar o aprendizado de Informática e outras especialidades. “Há muitas pessoas que não fazem Informática porque não tem professor que saiba Libra”, informa a coordenadora da unidade do Cetam no Centro, Roberta Magalhães. A primeira turma possui 30 alunos – 80% de servidores da secretariais estaduais (CEC, Seas, Sejel), que atuam no próprio Centro, e 20% de pessoas da comunidade. A carga horária é de 80 horas. As aulas são ministradas por dois instrutores (um ouvinte não surdo e um surdo), de segunda a sexta-feira, pela manhã, com três horas de duração. 
Entre os estudantes há acadêmicos de Pedagogia da Fametro, UniNort e Ufam, e ainda três surdos que não sabem Libras e que estão se aprimorando para dar aulas. Um deles, Fernando Alberto Magalhães, teve de trancar a matricula do curso de Desenvolvimento de Software porque a instituição de ensino superior que estudava não tinha professor com conhecimento em Libras.