CETAM QUALIFICA PARA A COPA DE 2014

CETAM qualifica cidadãos para a Copa 2014

De olho na qualificação dos cidadãos amazonenses para a Copa 2014, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) está ofertando diversos cursos na área da construção civil e turismo.

Em parceria com os setores da construção civil, a instituição lançou o Programa CETAM na Obra, que irá qualificar até o final do ano, cerca de 2.500 cidadãos. Saiba como o CETAM está contribuindo com a geração de emprego e renda para a população amazonense.

Setor da Construção Civil

O Projeto CETAM na Obra já qualificou, de julho de 2009 até maio de 2010, cerca de 600 pessoas em vários  cursos distintos. Entre eles:

– Pedreiro (alvenaria convencional e alvenaria estrutural);

– Eletricista Predial;

– Carpinteiro;

– Bombeiro Hidráulico;

– Ferreiro armador.

O projeto, desenvolvido inicialmente em Manaus, está sendo expandido para Itacoatiara, Manacapuru e Anamã. No segundo semestre de 2010, será implantado em Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Novo Airão e Careiro da Várzea, municípios que correspondem à Região Metropolitana de Manaus.

Atualmente, 400 pessoas estão em fase de capacitação profissional para o setor da construção civil. A meta é qualificar 2.500 cidadãos até o final de 2010.

O CETAM na Obra é desenvolvido em parceria com empresas do setor, com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (SINDUSCON) e com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SINTRACOMEC).

Setor de Turismo

O CETAM oferta cursos de qualificação para profissionalização do setor hoteleiro e de serviços turísticos, tais como:

– Camareira;

– Recepcionista de hotel;

– Garçom;

– Mensageiro, dentre outros.

Em parceria com a SUFRAMA e com a AMAZONASTUR, a instituição ofertou 600 vagas nas comunidades do Ubim, Paricatuba, Acajatuba, Janauari e Piranha, nos cursos de monitor de trilhas, monitor de ecoturismo, piloteiro,  excelência no atendimento ao turista e confecção de bijuterias regionais.

Na educação profissional técnica de nível médio,  o CETAM já formou 205 profissionais para a área de turismo, nos cursos técnicos de hospedagem, turismo, guia de turismo e de guia de turismo regional, dos quais 115 egressos são do interior do Estado.Neste ano, mais 130 alunos estão fazendo cursos técnicos na área de turismo.

No segundo semestre de 2010, o CETAM, em parceria com o Ministério da Educação, vai ofertar em sete municípios do Amazonas, 350 novas vagas para o curso técnico de hospedagem, na modalidade a distância. Do total destas vagas, 100 serão destinadas a Manaus e Itacoatiara. Ainda no segundo semestre deste ano, o CETAM abrirá mais 200 vagas para o Curso Técnico de Guia de Turismo.

Cursos de idioma

Visando à Copa 2014, o CETAM, em parceria com a SUFRAMA e AMAZONASTUR, ofertou 300 vagas divididas em 10 turmas, para cinco cursos de idiomas – inglês, espanhol, francês, japonês e mandarim.

Os cursos são destinados a profissionais do trade turístico da região e servidores público que atuarão direto no atendimento ao turista na Copa 2014, período em que Manaus será subsede do evento. Os cursos iniciaram em 2009 e têm duração de quatro anos.

Outra iniciativa da instituição, em parceria com a Infraero, foi o curso de inglês funcional para taxistas. 93 taxistas que atuam no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes aprenderão a se comunicar com os turistas estrangeiros que chegam a Manaus pelo aeroporto.

O curso de inglês funcional também será expandido para profissionais de outros setores específicos.

O Projeto Jovem Cidadão também está preparando os alunos da Rede Estadual de Ensino para atuar como voluntários na Copa 2014. No contraturno escolar, o CETAM oferta cursos de inglês e espanhol para jovens de 16 a 21 anos.

Desde 2007, o CETAM já beneficiou 5.558 jovens com a etapa inicial do curso de idiomas na capital, e mais 7.472 jovens em oito municípios do interior do Estado.

Em 2010, 2.735 jovens do programa Jovem Cidadão já estão cursando os cursos de idiomas na capital, e mais 1.386 jovens no interior do Estado, dos quais 575 são de Itacoatiara e Manacapuru.

Para 2011, o CETAM expandirá o Projeto de Idiomas para os outros municípios da Região Metropolitana de Manaus e para municípios cuja vocação turística seja predominante.