Cetam promove programação em alusão ao Dia Estadual da Educação Profissional e Tecnológico

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) promoveu na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, uma programação especial em celebração ao Dia Estadual da Educação Profissional e Tecnológico (EPT). A data é comemorada anualmente neste mesmo dia, após a instituição pela Lei nº 6.842, sancionada em 25 de abril de 2024.

A data tem por objetivo reconhecer a importância da educação tecnológica para o desenvolvimento de cidadãos qualificados e preparados para o mercado de trabalho.

A ação aconteceu na sede do Cetam, no bairro Dom Pedro e contou com palestras sobre o futuro da educação profissional, a importância da inclusão de diferentes públicos neste contexto e, ainda, foram apresentados projetos dos alunos da autarquia.

O diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque, reforça que o papel da autarquia vai muito além da qualificação profissional. “Nós temos um papel primordial, de desenvolver habilidades, qualificando pessoas, mas também podemos contribuir com melhorias de vida e isso nos traz uma gratificação enorme, de poder auxiliar de forma geral a vida dos nossos alunos”, afirmou.

“Seguimos a determinação do Governador Wilson Lima transformando vidas por meio da educação profissional e tecnológica”, ressaltou.

 

Governo incentiva a EPT

 

Com as 7.019 vagas da terceira oferta de cursos para a capital, realizada nos dias 16 e 17 de setembro, o Cetam atingiu a marca de 908.062 vagas ofertadas desde 2019 até o momento.

Além disso, no último dia 11/9 o governador Wilson Lima entregou a escola Professor Wilson Carvalho Pereira, no município de Silves (a 240 quilômetros de Manaus). Essa foi a sexta unidade do Cetam no interior em prédio próprio e a primeira de tempo integral.

Os dados mostram o investimento do Governo do Estado na qualificação da mão de obra no Amazonas.

Fábio Albuquerque, presidente do Cetam, avalia que a autarquia cumpre a missão para a qual foi criada: levar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para todo o Amazonas e qualificar a mão de obra.

 

Foto: Cleudilon Passarinho/Asscom Cetam