CETAM INICIA EMPREENDORISMO NO PROJETO CIDADÃO

EMPREENDEDORISMO NO PROJETO CIDADÃO

Com o objetivo aproveitar a mão de obra qualificada pelos cursos disponibilizados no Projeto Cidadão, o Cetam começa, nesta quarta-feira, dia 29, curso de Empreendedorismo, no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), na Zona Sul de Manaus, que abrange os bairros Santa Luzia, Colônia Oliveira Machado, Educandos e Morro da Liberdade.
  Inicialmente, serão 71 vagas disponíveis para as famílias cadastradas no Projeto, coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano, e que tem o Cetam com parceiro na realização de mais de trinta tipos de cursos de qualificação profissional – Unhas artísticas, Bijuterias Finas, Manicure e Pedicure, Bonecas de Pano, Pintura e Decoupagem em Tecido e Patchwork, entre outros.
    Para um dos instrutores do curso de Empreendedorismo, o professor Fábio Rodrigues, as aulas serão focadas sobre o sistema de cooperativismo e associativismo. “Criaremos planos de negócios, numa linguagem simples e direta para a geração de renda com o que for produzido pelas alunas durante o curso”, explica o instrutor do Cetam.
 De acordo com o coordenador do projeto, Alberto Bezerra, 80% das pessoas que freqüentam os cursos do Cetam passam a gerar renda e têm faturamento de até R$ 1.500,00, em alguns casos.  
 Atualmente, o NAC Sul possui um cadastro com o nome de 9 mil pessoas que vivem com até meio salário mínimo. Segundo Alberto Bezerra, existe um critério básico para a ocupação das vagas. “O candidato tem de viver em uma família que more no município por mais de dois anos, tenha um menor de 16 anos ou um idoso, e uma renda de até meio salário mínimo”, informa Bezerra.
Os integrantes dessas famílias são considerados “socialmente vulneráveis” pela coordenação do projeto e vítimas de violência, abusos, maus tratos e muitos são portadores de doenças graves. O Projeto Cidadão foi criando, em 2003, na gestão do governador Eduardo Braga, e atualmente está presente ainda nas zonas Leste, Norte e Oeste.