Cetam forma Técnicos em Radiologia

A partir desta sexta-feira, dia 9 de maio, o Estado do Amazonas passará a contar com 78 novos Técnicos de Nível Médio em Radiologia, que irão atuar em 27 municípios do interior. A solenidade de formatura contará com a presença do governador José Melo e será realizada no Salão Rio Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro, às 19h.

O curso, com carga horária de 1.600h, foi realizado pelo Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e Prefeituras Municipais.

A formação de novos Técnicos em Radiologia faz parte do processo de descentralização do programa de diagnóstico precoce do câncer de mama no Amazonas, que começou com a instalação de mamógrafos no interior.

Os municípios beneficiados com a iniciativa foram Apuí, Autazes, Barcelos, Boca do Acre, Borba, Carauari, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tapauá, Tefé e Urucará.

O mesmo tipo de aparelho enviado pelo Governo do Estado para a realização de exames de mamografia no interior foi utilizado nas salas de aula da Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra, em Manaus. O curso disponibilizou aulas teóricas, práticas, além de estágio supervisionado.

De acordo com Joésia Pacheco, o desafio na oferta deste curso foi reunir servidores de vários municípios distintos em Manaus. “O Governo do Estado não mediu esforços para cumprir a missão de levar educação profissional a todo Amazonas e para promover a formação técnica de servidores da saúde pública, ampliando o atendimento a todos os cidadãos que vivem na capital e no interior”, ressaltou.