Cetam e FAS lançam curso Técnico de Produção Sustentável em Unidades de Conservação

O Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), iniciará no próximo dia 15 de setembro, as aulas da primeira turma do curso Técnico de Nível Médio de Produção Sustentável em Unidades de Conservação, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, no município de Carauari, no rio Juruá. Esta iniciativa conta com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc).

O curso é inédito no Brasil e foi criado especificamente para capacitar os jovens que vivem nas Unidades de Conservação (UCs) existentes no Amazonas. A data também marcará a inauguração do espaço que abrigará a iniciativa, o Núcleo de Conservação e Apoio ao Empreendedorismo Sustentável Bauana, construído pela FAS com apoio da HRT Óleo e Gás.

O objetivo do curso é oferecer formação técnica profissional aos jovens que vivem em diversas unidades de conservação para que possam contribuir para o fortalecimento social das comunidades ribeirinhas. A oferta desta primeira turma pretende suprir a demanda de trabalho na RDS Uacari e na Reserva Extrativista (Resex) Médio Juruá e permitir a atuação técnica nas comunidades dessas UCs.

O curso possui carga horária de mil horas e será ofertado para uma turma de 50 alunos. Durante as aulas, eles terão aulas temáticas voltadas para a realidade amazônica, como ecossistemas, sociobiodiversidade, ecoturismo e cultura, produção pesqueira, agroflorestal e sustentabilidade, além de noções financeiras e de gestão.

Após a conclusão do curso, o profissional formado pelo Cetam estará apto a executar atividades na própria Reserva, como atuar na conservação do solo e da água, reconhecer o potencial socioeconômico da RDS, mobilizar a comunidade para o desenvolvimento local, garantir a sustentabilidade dos sistemas produtivos locais, planejar e implementar ações socioambientais, desenvolver e gerenciar projetos nas Unidades por meio de Associativismo e Cooperativismo, desenvolver e comercializar produtos gerados, entre outras atividades.

O Técnico de Produção Sustentável em Unidades de Conservação também poderá atuar em organizações governamentais, organizações do terceiro setor e em empresas de consultoria ambiental.

Para viabilizar a execução do curso, estabeleceu-se ainda, uma parceria com outras instituições governamentais e não governamentais que atuarão como apoiadores desse projeto, como a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Prefeitura Municipal de Carauari, a Associação de Produtores Rurais de Carauari (Asproc), a Reserva Extrativista do Médio Juruá (Resex Médio Juruá), a Associação dos Moradores da Reserva Uacari (Amaru), o Conselho Nacional de Seringueiros (CNS) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), responsável pela Reserva Federal do Médio Juruá.

RDS Uacari

A RDS Uacari é uma das 15 UCs atendidas pelo Bolsa Floresta, um programa de pagamento por serviços ambientais reconhecido internacionalmente. Hoje são 1.545 pessoas beneficiárias na reserva, distribuídas em 30 comunidades. Ao todo, são 306 famílias que ajudam a proteger 632.949 hectares, distantes quase 800 km de Manaus.