Cetam e Exército certificam 64 alunos do projeto Soldado Cidadão
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o Exército Brasileiro realizaram, na manhã desta quinta-feira (7/12), a certificação de 64 alunos que fazem parte do projeto Soldado Cidadão, do Ministério da Defesa. A certificação aconteceu no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), na Ponta Negra.
A solenidade contou com a participação da gerente acadêmica do Cetam, Zilah Batista, do comandante do Cecma, tenente-coronel Luis Henrique Custódio de Almeida, além de autoridades civis, militares e dos recrutas certificados.
O Projeto Soldado Cidadão acontece em todo o país e tem a missão de qualificar profissionalmente os recrutas que prestam Serviço Militar. É uma complementação da formação, visando facilitar o ingresso deles no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas.
Os alunos certificados fizeram parte dos cursos de Instalador e Reparador de Condicionador de Ar, Confeitaria de Doces e Salgados e Garçom. Os cursos tiveram carga horária de 160 horas, sendo 140 de ensino técnico, 16 de empreendedorismo e quatro de cidadania.
Este ano, o Cetam atendeu cinco cursos de Qualificação Profissional no Exército, totalizando 131 alunos certificados. Outros dois cursos estão em andamento.
A parceria do Cetam com as Forças Armadas, por meio do projeto Soldado Cidadão, acontece desde 2012. Desde então, o Cetam já entregou mais de quatro mil certificados em 34 cursos diferentes, como pedreiro, pintor predial, instalações elétrics, marceneiro, garçom, cozinheiro, entre outros.