Cetam do Centro de Convivência Teonízia Lobo realiza disputa entre barbeiros

Barbeiros das zonas norte e leste mostraram suas habilidades em uma disputa acirrada durante o “The Best Barb Manaus Zona Norte”. O evento aconteceu dia 05/08, organizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), dentro do Centro Estadual de Convivência da Família (Cecf) Teonízia Lobo, no bairro Amazonino Mendes, zona Leste de Manaus.

Mais de 100 barbeiros das duas regiões da cidade exibiram pela manhã e à tarde, na prática, o que são capazes de fazer com navalha e tesoura. “Contou a agilidade do profissional, criatividade e o desempenho”, explicou o barbeiro Alciney da Silva, instrutor do Cetam no curso de “Barbearia”.

O professor contou que a divulgação do “The Best Barb Manaus Zona Norte” ocorreu durante um mês. Ele e alunos que fizeram o curso de qualificação profissional no semestre passado, no Teonízia Lobo, percorreram as duas regiões de Manaus e conseguiram reunir diversos profissionais.

“Foi um sucesso! Moradores participaram, e demos premiações como kits de pomada para cabelo”, explicou Alciney, ressaltando que o objetivo foi mostrar a ascensão da profissão no mundo e também em Manaus. “Nos últimos anos, a barbearia também está crescendo muito na nossa cidade. E queremos que fique em evidência cada vez mais, estimulando mais pessoas a aprender o ofício.”

Campeão – Lucas Freitas foi eleito o melhor barbeiro. Sua rapidez e técnica apurada chamaram a atenção dos jurados. Ele atua no Mutirão, na Barbearia do Mestre, e recebeu troféu, certificado e kits contendo pomadas para cabelo.

A coordenadora técnica-pedagógica do Cetam que funciona dentro do Cecf Teonízia Lobo, Jussara Negreiros, disse que é sempre um prazer colaborar para a formação de mais barbeiros, ajudando-os a crescer e a conseguir inserção no mercado de trabalho. “Esse foi o primeiro evento do tipo. Mas já pensamos em fazer outras edições.”