Cetam debate educação inovadora em Feira do Polo Digital de Manaus

As experiências inovadoras na educação, em Manaus, foram debatidas na tarde desta quinta-feira (29) no evento Feira do Polo Digital de Manaus. O objetivo foi destacar experiências e ações de inovação que podem levar ao desenvolvimento social e econômico da região.

O tema foi discutido pelo Diretor-Presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), José Augusto de Melo Neto, e o fundador da Comunidade Grupo de Educadores Google (GEG Manaus), Reinier Alex Freitas, com mediação do coordenador da Câmara Técnica Educacional da Codese, Niomar Pimenta.

Durante o evento, os participantes destacaram exemplos internacionais e locais de ensino com práticas inovadoras, desde a educação básica até os níveis profissionais. “Nas escolas, o processo da inovação ocorre para superar um desafio social. São as metodologias inovadoras que vão transformar a realidade, motivando os alunos para a aprendizagem. As tecnologias podem amplificar esses resultados, mas dependem de planejamento e acompanhamento.”, afirmou o Diretor-Presidente do Cetam.

IMG-20181130-WA0012

Educação Profissional – Em 2018, o Cetam criou o Programa de Apoio à Inovação que estabeleceu com a integração entre centros de pesquisas, incubadoras, empresas e comunidades. Por meio do programa, o Cetam realizou cursos de fomento ao empreendedorismo na área de inovação e tecnologia e capacitação de multiplicadores de 20 municípios do Amazonas.

“A educação profissional precisa acompanhar o processo de transformação dos postos de trabalho e as profissões do futuro e o Cetam tem buscado esse alinhamento em diversas frentes”, afirmou José Augusto.

IMG-20181130-WA0014

O Cetam também agregou, em 2018, novos cursos nas áreas de inovação, empreendedorismo e tecnologia, como o curso Técnico em Mecatrônica, com ênfase na Indústria 4.0, que já estão sendo ofertados no Instituto Benjamin Constant. Alguns protótipos e projetos desenvolvidos nos cursos do IBC foram apresentados no stand do Cetam na Feira nos três dias de evento.

Trabalhos apresentados: Protótipos e projetos desenvolvidos por alunos dos cursos do Instituto Benjamin Constant (IBC) foram destaque no stand do Cetam na primeira edição da Feira Polo Digital de Manaus. Os projetos apresentam soluções inovadoras tendo como base conceitos da Indústria 4.0.

Alunos do curso técnico em eletrônica desenvolveram e criaram um protótipo de um Drone Quadricóptero de baixo custo sem a utilização de estruturas ou quites profissionais. Outro destaque é o projeto “Tente a Sorte” que visa o entretenimento e diversão das pessoas que tentarão a sorte em um dispositivo que os dará uma surpresa. Feito com microcontrolador arduino, o programa é totalmente randômico, sem qualquer interferência humana.

Um Sistema Automático de Alimentação de Animais Domésticos, conhecido como “Pet Feeder”, também foi destaque no stand do Cetam. Via aplicativo o dono do animal seleciona qual horário o animal irá receber a ração e seleciona a quantidade de ração despejada, além de conter também um sistema autônomo de bebedouro de água para o animal.

Já os alunos do curso de Técnico em Qualidade desenvolveram uma ideia para expansão da biblioteca do IBC para o meio digital. Por meio do uso de aplicativos QR Code, o aluno passa a ter acesso aos livros, sites, vídeos e referências de artigo para pesquisas específicas na área da qualidade, convertidos inteiramente em PDF para o aparelho celular. A meta é alcançar pessoas e instituições que apresentam dificuldade de ter livros físicos, levando os digitais a elas sem custo e com benefícios.

Outro grande destaque é o game “Impacto Letal”, desenvolvido por alunos do curso de Computação Gráfica. O jogo 2D de nave estilo minimalista foi desenvolvido em linguagem de programação Lua e em breve estará disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS.

O evento Feira Digital aconteceu no Centro de Convenções do Studio 5 entre os dias 27 e 29 de novembro.