Ações integradas e parcerias impulsionam educação profissional no Cetam

A atuação conjunta do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) com outras instituições e empresas foi um elemento importante para impulsionar a formação profissional no Amazonas, em 2018. Foram 181 parcerias firmadas e mantidas pelo Cetam, incluindo acordos com empresas, organizações governamentais e instituições sem fins lucrativos.

A integração envolveu acordos de cooperações técnicas, parcerias de infraestrutura e parcerias para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, incluindo capacitação de professores, atividades em sala de aula, estágio, utilização de espaços cedidos e outros.

O Diretor-Presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, explicou que as parcerias permitiram o fortalecimento das ações. “As parcerias foram importantes para expandir os serviços prestados pela instituição. Destaco o fortalecimento das parcerias com empresas do Polo Industrial de Manaus, onde desenvolvemos cursos e estreitamos o diálogo para atender a necessidade de novos cursos nessa área” avaliou.

Parcerias governamentais – Foram 104 parcerias firmadas com órgãos governamentais, seja do Governo Federal, Estadual ou Municipal. Por meio de parcerias governamentais, foram ofertados cursos de qualificação profissional, cursos técnicos e especializações técnicas de nível médio todos os 62 municípios do Amazonas, o que permitiu a ampliação de salas descentralizadas para atendimento ao público.

Terceiro Setor – A parceira com as 48 organizações não governamentais consolidou a oferta de cursos para a capacitação profissional e a iniciativa empreendedora em todo o Amazonas. Essas instituições, em contrapartida, cederam seus espaços físicos para a realização dos cursos de qualificação profissional. Por meio das parcerias, 5.107 atendimentos foram realizados ao público escolhido pelas entidades do Terceiro Setor.

Empresas – A oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional, direcionados a trabalhadores de 29 instituições privadas, fomentou a qualidade nos serviços prestados por esses funcionários, além da abertura para aquisição de uma nova formação profissional. Até novembro, foram 3.750 atendimentos realizados a partir de parcerias com empresas, com destaque para atendimentos a empresas do Distrito Industrial.