A SEMSA em parceria com o CETAM promove curso de Libras

Profissionais da Rede Municipal de Saúde receberão curso de capacitação em Libras

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), em parceria com a Prefeitura de Manaus, realizará curso de Capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para profissionais de nível médio e superior que atuam na Rede Municipal de Saúde. Agentes, enfermeiros e médicos dos quatro Distritos de Saúde (Disa) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), serão preparados para atender pessoas com deficiência auditiva nos hospitais e postos de saúde municipais.

A abertura do curso aconteceu nesta sexta-feira (21), às 8h00, no auditório da SEMSA. Nesta primeira fase, cerca de 50 profissionais aprenderão a usar a linguagem dos sinais para se comunicar com os deficientes auditivos.

Entre as cerca de 200 pessoas que compareceram ao evento, estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde, Denise Machado, a Diretora- Presidente do CETAM, Joésia Pacheco, o Representante do Conselho de Pessoas com Deficiência, Ronaldo Brasil, a Presidente da Associação Pestalozzi, Lizair Guarino, profissionais da saúde e convidados.

Durante a cerimônia, foi abordado a importância da implementação do curso de Libras devido à dificuldade de comunicação entre o deficiente auditivo e o profissional da saúde. Para a Secretária da SEMSA, Denise Machado, o curso de Libras vai melhorar a qualidade do atendimento dessas pessoas e facilitar a comunicação para um diagnóstico eficaz do paciente com deficiência auditiva. “A utilização da linguagem dos sinais nas unidades de saúde será uma inclusão social para os pacientes com essa deficiência. Agora, eles poderão ter um atendimento mais humanizado”, afirma.

Segundo a coordenadora da Área Técnica de Ação à Pessoa com Deficiência, Dayane Barbosa, a implantação do curso na SEMSA é um resultado do plano de defesa aprovado em 2009 para as pessoas com deficiência auditiva que têm dificuldade de comunicação com os profissionais da área da saúde.

É o caso da Médica da Família, Nayara  Almeida, que fala da dificuldade que enfrenta para se comunicar com os seus pacientes com deficiência auditiva e vê no curso uma oportunidade de interagir diretamente com o paciente. “O curso vai me capacitar a atender melhor esse grupo de pessoas, pois vou poder oferecer um vinculo com o paciente com deficiência auditiva e isso é muito importante para a minha profissão”, afirma.

Por meio do CETAM, os servidores municipais da área da saúde serão capacitados. Para o Representante do Conselho de Pessoas com Deficiência, Ronaldo Brasil, a iniciativa representa o comprometimento das instituições parceiras trazendo a possibilidade de inclusão do deficiente ao serviço público.

A Diretora – Presidente do CETAM, Joésia Pacheco, ressaltou que a instituição oferta desde 2008, cursos voltados a pessoas com deficiência auditiva. “Essa ação faz parte do nosso cronograma de cusos voltados para pessoas com necessidades especiais”, completa.

O curso de Capacitação em Libras terá a duração de dois meses e carga horária de 80 horas. Os profissionais serão divididos em duas turmas e as aulas acontecerão nos turnos matutino e vespertino. Após o curso, o profissinais da área da saúde receberão certificado pelo Ministério da Educação (MEC).