Detentos concluem cursos profissionalizantes

O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), entregou nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, os certificados de conclusão dos cursos de Instalador Hidráulico e do curso de Panificação, nas Penitenciárias Masculina e Feminina de Manaus, respectivamente. 

Durante a entrega dos certificados, além dos funcionários da Secretaria também estavam presentes a diretora-presidente do Cetam, Joésia Pacheco, e o secretário da Sejus, Marcos Meirelles.                                                                                                                                        

Dentre os vinte e seis detentos no Complexo Penitenciário "Anísio Jobim" (Compaj), todos concluíram o curso. Para o interno Charles Gomes, que já tem formação superior em engenharia, o curso foi uma oportunidade de reciclar o conhecimento. “Com certeza ao sair daqui vou voltar a trabalhar com eletricidade e estar atualizado é muito importante para o mercado de trabalho”, ressaltou Charles.                                                                                                                                                                                                                                          

Já no Complexo Feminino, outras duas internas que já se encontram no regime semiaberto, também conseguiram uma vaga no mercado de trabalho por meio de um acordo com o presidente do Sindicato dos Padeiros do Amazonas.                                                                                                                                                                                                                         

A diretora-presidente do Cetam destacou que os cursos  de qualificação profissional ofertados continuamente no sistema prisional, preparam os presos para o momento de sua inserção social ao receberem a liberdade. “Já temos aqui um exemplo de um preso que progrediu para o regime semiaberto durante a realização do curso e já está trabalhando”, contou Joésia Pacheco que concluiu afirmando que ações como essa são reflexo do compromisso do Governo do Estado em ampliar as oportunidades de empregabilidade e de geração de renda para toda população.