Curso de horticultura básica é realizado em Rio Preto da Eva

No período de 20 a 24 de maio, o projeto “Escola Verde: Educação com os Pés na Terra“ – coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) realiza no município de Rio Preto da Eva, o curso de Horticultura Básica.

O curso, gratuito e aberto a comunidade possui carga horária de 20h, será teórico e prático pautado em princípios de Permacultura e Agroecologia, voltados para a horta escolar, comunidades rurais e ribeirinhas. As aulas serão ministradas em duas turmas: matutino (8-12h) e vespertino (13-17h).

Os temas abordados serão: planejamento da horta, hortaliças tradicionais, sementes e sementeiras, reprodução vegetativa, formação de mudas, compostagem, bioferilizante, minhocultura, solos, noções sobre matéria orgânica, CTC e pH, plantas companheiras, construção de canteiros e leiras, transplantio, irrigação com coleta de água da chuva, acompanhamento diário, prevenção e controle alternativo de pragas e doenças e colheita e armazenamento.

O curso é uma realização em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Preto da Eva, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).