Governo do Estado abre inscrições para curso de Motociclista Profissional em cinco municípios

O Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), estará com inscrições abertas no período de 11 a 14 de agosto, para mil vagas do Curso Especializado para Motociclista Profissional, em Itacoatiara, Maués, Tabatinga, Tefé e Urucará.

O objetivo do curso é habilitar motociclistas que atuam no transporte de passageiros (mototaxistas) ou em transporte de mercadorias (motofretista) ou para aqueles que desejam ingressar nesta área, como profissionais.

As inscrições serão realizadas no site do Detran (www.detran.am.gov.br). É necessário imprimir o boleto no valor de R$ 23,10 e realizar o pagamento nas agências do Banco Bradesco ou Banco Postal. Após o pagamento, o condutor deve dirigir-se à sede do Cetam no município para preencher o requerimento e apresentar cópia dos seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação – Categoria A, comprovante de residência e comprovante do boleto de pagamento.

Para participar é necessário que o condutor tenha 21 anos completos, possua no mínimo 1 (um) ano de habilitação na categoria A e que não tenha cumprido pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito.

As aulas teóricas do curso são de responsabilidade do Cetam e serão ministradas no modelo de Educação a Distância (EAD), com conteúdo autoexplicativo, dinâmico e interativo, com textos, fotos e vídeos.

Nestes municípios, as aulas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde ou noite) e os alunos terão acesso às aulas por meio de um CD, além do auxílio de um tutor presencial em sala.

Segundo Joésia Pacheco, diretora presidente do Cetam, as aulas iniciam no próximo dia 25 de agosto. “Por meio da parceria estabelecida entre o Detran e o Cetam, o Governo do Estado amplia a oportunidade para os motociclistas que desejam tornar-se profissionais autônomos no interior do Estado, para exercerem  atividade remunerada como mototaxistas ou motofretista e, dessa forma, gerar a própria renda”.

A carga horária do curso é de 28h com duração de sete dias letivos e a frequência obrigatória das aulas é de 75%. Após o curso teórico, o Detran aplicará uma prova com questões de múltiplas escolhas. Se for aprovado na prova teórica, o motociclista passará para o curso Prático de Pilotagem Específica do Detran.

Em Itacoatiara, as aulas serão realizadas na Escola de Formação Profissional Moysés Benarrós Israel e na Escola Estadual Berezith Nascimento. Em Maués, o curso será no núcleo do Cetam.

No município de Tabatinga, as aulas serão realizadas no Centro de Treinamento Profissional do Alto Solimões e na Escola Estadual Duque de Caxias. Em Tefé, o curso acontece na Escola de Formação Profissional José Marcio Ayres e em Urucará, as aulas serão ministradas na Escola Estadual Lázaro Ramos.