Cetam/Parintins: visita técnica à Vigilância Sanitária

Os alunos do curso Técnico em Vigilância em Saúde que cursam o componente “Vigilância Epidemiológica: Doenças Transmissíveis”, ministrado pela instrutora Elaine Pires Soares, realizaram visita técnica à Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Parintins. O objetivo da atividade foi de conhecer o organograma de frentes de trabalho que compõem a Vigilância do município, oportunizando aos alunos visão sobre as áreas técnicas nas quais podem atuar enquanto futuros profissionais.

A aluna Joice dos Anjos, 20 anos, falou da importância da visita técnica e da troca de conhecimentos e experiências com os profissionais da Visa/Parintins: “Nós conhecemos toda a estrutura organizacional, os servidores e os fluxos de atividades desenvolvidas pelo sistema de vigilância aqui em no município. Isso nos permitiu também cristalizar ainda mais todo o embasamento teórico que temos em sala de aula”, comentou Joice.

Para a professora Elaine Pires Soares é importante manter parcerias com instituições que possam oferecer vivências sobre o cotidiano prático da profissão: “Essas parcerias com o Executivo Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde é muito enriquecedor para os alunos enquanto cidadãos e, sobretudo, enquanto futuros profissionais da área da saúde”, afirmou ela.