Recrutas concluem curso de “Agente de portaria”

WhatsApp Image 2019-05-18 at 7.28.06 PM

 

Trinta recrutas que estão prestando o serviço militar obrigatório de um ano concluíram o curso de qualificação profissional “Agente de portaria”.

As aulas foram possíveis graças à parceria entre o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o projeto “Soldado Cidadão”. Elas aconteceram no 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas/Comando do 9º Distrito Naval, Distrito Industrial, de 01/04 a 17/05.

O professor Cléber Farias, instrutor do Cetam, realizou oficina prática com a turma na sexta-feira (17/05). “Esse momento é importante para os alunos mostrarem o que conseguiram absorver nas aulas”, ressaltou, dividindo o grupo em seis equipes com cinco alunos em cada uma.

Esse foi o momento de os alunos apresentarem a teoria e a prática dos tópicos abordados durante o curso. Falaram de “Noções básicas de primeiro socorros”; “Radiocomunicação”; “Prevenção e combate a incêndio”; “Relações interinstitucionais e ética profissional”; “Legislação aplicada; e “Fundamentos de segurança patrimonial”.

Os recrutas Diogo Pedro e Pedro Alex, alunos do curso, afirmaram ter muita expectativa com o uso das aulas após deixarem o serviço militar. Eles revelaram o desejo de fazer outros cursos pelo Centro de Educação para se aprimorarem ainda mais.

O coordenador do projeto “Soldado Cidadão” pelo Cetam, Sidilande Ferreira, esteve presente no encerramento das aulas e ressaltou a importância do curso. “Quando os recrutas saírem das Forças Armadas já terão um curso de qualificação. Isso é meio caminho andado para conseguirem um bom emprego.”

O PROJETO – O Cetam vem trabalhando com a Marinha há três anos. Mas o projeto “Soldado Cidadão” existe desde 2004. Todos os cursos do projeto têm carga horária de 140 horas, mais 16 horas de empreendedorismo caso desejem abrir seu próprio negócio com os ensinamentos adquiridos. Eles também recebem mais quatro horas de aula de “Cidadania naval”, o que soma 160 horas de curso.