Curso de qualificação profissional do Cetam e Seap leva  reintegração social a detentos e egressos do Sistema Prisional

Na manhã desta sexta-feira (19), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) entregaram 21 certificados de conclusão de curso a detentos dos regimes aberto, semiaberto e egressos do sistema prisional do Amazonas.

A entrega dos certificados aconteceu no auditório da Escola de Educação Profissional Padre Estelio Dalison, no São Jorge. O curso faz parte do “Programa Reintegrar”, fruto da parceria entre Seap e Cetam, que tem como objetivo estimular a capacitação profissional e ressocializar detentos de unidades prisionais, a fim de dar oportunidade de ocupação, emprego e renda aos mesmos.

O diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, afirmou que a realização do curso representa mais dignidade para os detentos. “Através desse programa você consegue fazer a inserção social e ajudar a recuperar a dignidade dessas pessoas, que muitas vezes, voltam ao crime por não terem oportunidades de qualificação e emprego aqui fora”, disse.

O coordenador do Sistema Penitenciário, major da Polícia Militar, Lima Júnior, destacou que as parcerias devem ser fortalecidas para possibilitar maior reinserção social dos detentos. “Nós vamos buscar mais cursos, mais parcerias, e buscar reintegrar essas pessoas que passaram pelo sistema prisional, para que possam voltar para a sociedade com uma qualificação”, afirmou.

Além de uma capacitação profissional, o modelo do curso permite a remição da pena dos detentos, reduzindo o tempo de condenação por meio do trabalho ou estudo, conforme a Lei de Execução Penal (LEP).

O aluno André Luiz Batista, detento do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), disse que pretende utilizar o curso para aperfeiçoar o trabalho que realiza no restaurante que já possui. “Agradeço ao Cetam e à Seap e alerto aos amigos e pessoas que estão no sistema prisional que essa é uma oportunidade para mudar a história de vida, basta querer. E eu sonho alto, vou alcançar meus objetivos no meu trabalho, porque força de vontade não tem faltado nunca”, disse.

A solenidade contou, ainda, com a presença diretora do Departamento de Reintegração Social (Deresc) da Seap, Zuleide Nogueira, da diretora acadêmica do Cetam, professora Daswanny Reis, da gerente do Deresc da Seap, Keyla Prado, da coordenadora do curso, Regiomara Lasmar, da diretora da Escola Estelio Dalison, Ieda Almeida, da professora do curso Manipulação de Alimentos, Valéria Favacho.

Foto: Ribamar Xavier