Governo do Estado, Cetam e Eneva entregam escola de Educação Profissional e Tecnológica de Silves

O Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam) e em parceria com a empresa Eneva, inaugurou a primeira escola de educação profissional e tecnológica de tempo integral do Cetam no estado, no município de Silves (distante 204 km da capital). A instituição  tem estrutura de primeira linha e já conta com 90 estudantes.

As aulas já iniciaram e os cursos disponíveis são: eletromecânica, técnico em gás e energia e técnico em agropecuária, que possuem turmas cheias com 30 alunos cada. A escola conta com salas de aulas padronizadas, dois laboratórios de informática, além de auditório com capacidade para 180 pessoas e espaços de convivência.

O presidente da autarquia Fabio Albuquerque comentou sobre a importância da parceria com o âmbito privado, que possibilitou boa parte do maquinário para as aulas e com os prefeitos dos municípios, que podem nos guiar de qual a necessidade da comunidade.

“Agradecemos o apoio do Governador e da Eneva ao trazer essa grande escola para a comunidade de Silves, além do prefeito do município que nos mostra qual a necessidade de formação tecnológica e qualificação que o município precisa e que venham mais parcerias benéficas da iniciativa privada visando o bem da população amazonense”, destacou Fábio.

Parceria com Eneva

A Eneva é uma das maiores agenciadoras de energia e água na exploração e produção do gás natural. Já está ativa no Amazonas, operando no Complexo do Azulão, situada em Silves.

Os três cursos iniciais oferecidos na escola Prof. Wilson Carvalho Pereira são uma parceria do Governo com a Eneva, visando gerar mão de obra qualificada para trabalhar no campo, que está com crescente demanda. Além disso, a empresa pagará uma bolsa aos estudantes, como uma forma de incentivo aos alunos aprovados.

Fotos: Cleudilon Passarinho e Marivaldo Silva/Ascom Cetam