Alunos do Cetam apresentam projeto de nova rede de computadores na Feira de Inovação da Afeam

O Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam) encerrou nesta quarta-feira (4/9), a participação na I Feira de Negócios e Inovação idealizada pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

A autarquia, representada pelo Instituto Benjamin Constant (IBC), apresentou sobre o projeto de Implementação e Monitoramento de uma Rede Gerenciável Dell em uma pequena empresa, desenvolvido pela turma de Rede de Computadores.

O projeto de implementação e monitoramento foi desenvolvido sob orientação do professor Aslon Kallel Phyton, que leciona há 15 anos no Cetam.

A turma finalista do curso técnico, teve como expositor o aluno Fernando Torres, de 23 anos, que contou sobre a proposta de implementação de uma rede de computadores segura e completa focada para micro empresas.

“Nós apresentamos o projeto de uma rede segura de computadores para microempresas, mas que também podem ter upgrades. Essa rede também é complementada por um software de monitoramento contínuo para dar suporte ao usuário”, disse Fernando.

O diferencial deste projeto é ser mais acessível para microempresas, custando em torno de R$ 50 a R$ 60 mil, possuindo estrutura de grandes empresas.

“O equipamento usado para a instalação dessa rede não é tão custoso, haja vista que será uma ferramenta usada a longo prazo. Além disso, a configuração que utilizamos são usadas também por algumas empresas provedoras de internet, ou seja, é possível ter tecnologias de grandes empresas, em um micro”, finalizou.

Além do Instituto Benjamin Constant, o UEPT Padre Estelio Dalison também representou o Cetam com os serviços de maquiagem, tranças, penteados e massoterapia para os visitantes do evento.

Foto: Marivaldo Silva/Asscom