Cetam leva qualificação profissional a Associação Indígena

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio do Projeto “Mulheres Mil”, está viabilizando a qualificação profissional para a inserção no mercado de trabalho, de mulheres em situação de vulnerabilidade com cursos profissionalizantes.

Nesta semana, a coordenação responsável pelo programa no Cetam, promoveu uma atividade de autoconhecimento para as alunas do curso de manicure e pedicure na Associação Indígena Unindo Etnias (AIUE), situado no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus.

A AIUE trabalha com mulheres de origem indígena, buscando incluí-las no mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes.

Além do curso de manicure e pedicure, o Cetam também oferta curso sobre empreendedorismo e orienta como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

A instrutora do curso, Ana Carolina Lopes, enfatizou sobre a vontade de aprender e a receptividades das alunas.

“A contribuição que estou fazendo aqui compartilhando conhecimento está sendo uma experiência única. Elas têm vontade de aprender, são interessadas naquilo que você quer ensinar e são muito receptivas”, afirmou a professora.

A aluna Maria Solange, originária do povo ticuna, enfatizou que tem a intenção de compartilhar seus conhecimentos com a sua comunidade.

“Eu vim do Alto Solimões, vim para aprender mais sobre manicure e pedicure, para quando eu voltar para minha comunidade eu poder ensinar para o meu povo.”, comentou Maria.

 

Fotos: Cleudilon Passarinho/Asscom Cetam