ITACOATIARA TEM NOVO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, Cetam, ampliou a oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional em Itacoatiara. A partir de fevereiro de 2009, estarão abertas as inscrições na Escola de Educação Profissional Moysés Benarrós Israel para cursos técnicos nas áreas Saúde, Turismo, Informática, Inglês e Espanhol – básico e avançado -, entre outros. A unidade do Cetam atenderá demanda de empresas que vem se instalando na Velha Serpa.
“A escola aumenta a oportunidade de mão-de-obra especializada para o mercado local, carente em algumas áreas”, informa a diretora da Escola de Educação Profissional, Lussandra Mirelli, que também antecipou estudos para a realização de curso de Técnico Naval em parceria com a Hermasa.
 Até o ano passado os cursos do Cetam vinham sendo ministrados em salas de aula de escolas da rede estadual, do município e da Universidade Estadual do Amazonas. A escola funcionava desde 2005 com apenas quatro salas e a obra de ampliação começou no primeiro semestre de 2008. 
Após a inauguração, esta semana pelo governador Eduardo Braga, unidade do Cetam passou a contar com um auditório para 150 pessoas, dois laboratórios de informática com 30 computadores, um telecentro, biblioteca e sete salas de aula.
Os cursos de qualificação profissional e de nível básico estão previstos para começar em fevereiro de 2009 são: Informática Básica – do Projeto Inclusão Digital e do Projeto Rede Cidadã Digital -, Informática Avançada, Departamento de Pessoal, Assistente Administrativo, Relações Interpessoais, Artesanatos, Biscuit, Decoração em Sandálias e  Marchetaria com Resíduos em Madeira, Empreendedorismo, Inglês Básico e Avançado, Espanhol básico e Avançado.
Atualmente, estão em andamento alguns cursos técnicos em: Técnico em Higiene Dentária (THD), écnico em Design de Móveis, Técnico Florestal, Eletrotécnica, em parceria com a Hermasa, Técnico em Mecânica, também com a Hermasa, Agente Comunitário em Saúde (ACS) e Técnico em informática.
Para fevereiro de 2009 estão fechados, ainda, cursos técnicos em Recursos Pesqueiros, Técnico em Agronegócio, Técnico em Contabilidade, Técnicos em Educação a Distância,  Técnico em Gestão Pública, Técnico em Turismo e Técnico em Informática.