AMAZONAS TEM MAIS ALUNOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

O Amazonas é o estado que possui mais estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, segundo o último censo escolar do Ministério da Educação (MEC) realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (www.inep.gov.br/basica/censo/escolar/matricula), entre 2005 e 2008. O resultado da pesquisa também coloca o estado em superioridade a Minas Gerais, no Sudeste brasileiro.
Em termos proporcionais de população, o Amazonas aparece ainda como o terceiro no ranking entre as unidades da Federação em número de habitantes por vaga oferecida, atrás apenas de Rio Grande do Sul e São Paulo, com 405 habitantes por vaga, em 2008. No geral, o estado é o sexto colocado por vagas oferecidas.
No ano passado, os amazonenses ofereceram mais que o dobro do número de vagas que todos os demais estados vizinhos juntos. Foram 8.247 vagas de um total de 11.732 disponibilizadas. Uma participação de 70,3%.

CETAM – Pelos dados do MEC, a atuação do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) tem sido fundamental para os bons resultados do estado. Autarquia vinculada a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, a instituição, responsável pela implementação da política de educação profissional do governo estadual, concentrou praticamente toda a oferta de cursos técnicos, de especialização técnica e de qualificação profissional disponibilizada no estado.
Com um universo de 204 mil alunos atendidos desde 2004 quando efetivamente começou a atuar na formação profissional, o Cetam fechou o ano letivo de 2008 com 8.247 alunos matriculados contra 6.458 da rede particular e federal juntas. O Município não disponibiliza ensino profissional.
Atualmente, o Cetam possui 300 cursos de qualificação profissional, 46 cursos técnicos e 25 de especialização técnica, e atua em todos os municípios do estado em parceria com prefeituras, empresas, organizações não governamentais, associações, centros comunitários, clubes sociais, e instituições municipais, estaduais e federais.
Em 2009, o Cetam começa a realizar cursos técnicos a distancia, por meio da Internet. A princípio serão 15 municípios beneficiados com cursos Técnico em Turismo, Gestão Pública Municipal, e Montagem e Manutenção de Equipamentos de Micro Informática.