COMEÇAM INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE TUTORES

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) abre inscrições, de hoje (17) até o próximo dia 19, para o exame que vai selecionar 125 professores-bolsistas, que atuarão como tutor de Educação Profissional a distância e presencial nos cursos técnicos de Turismo, Manutenção e Suporte de Informática e Serviços Públicos da instituição, na capital e no interior do estado. Os locais de inscrições são o Instituto Benjamin Constant – Rua Ramos Ferreira, 991 A Centro -, das 8h às 14h,  e as escolas pólos de cada município. A remuneração do tutor a distância é de R$ 600,00 e o do presencial de R$500, em bolsa paga diretamente pelo FNDE/MEC (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) como parte do projeto E-Tec Brasil do governo federal.

Edital nº. 0002/2009 – Processo Seletivo – Tutor Presencial

Edital nº. 0001/2009 – Processo Seletivo – Tutor a Distância

O tutor a distância orienta e tira dúvidas dos alunos por meio de comunicação individual, fax, telefone e ferramentas do ambiente on-line: correio eletrônico, tira-dúvidas, fórum e chats. Já o Tutor presencial cria ambientes de trabalho para atendimento individual dos estudantes, que possibilitem organização dos alunos em grupos promovendo o trabalho cooperativo, colaborativo e que estimulem a disciplina.
Em Manaus, os candidatos para o curso de Técnicos em Serviços Públicos devem ser formados na área de Gestão Pública, Administração, Economia e Educação. Para o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, o requisito é a formação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou áreas afins e Educação. Já para lecionar no curso de Técnico em Turismo, o profissional deve ter graduação em Turismo, Administração, Marketing, Psicologia, Geografia, História ou Educação. No interior, os candidatos devem ter formação superior em qualquer área e residir no município onde será realizado o curso.
Todos os candidatos devem possuir nível superior ou estar matriculados regularmente em cursos de pós-graduação na sua área de atuação, experiência comprovada de um ano em docência, no mínimo, e possuir habilidade para operar programas Windows ou Linux, conectividade via internet, e-mail, fórum e chat.
Para efeito de comprovação de experiência em docência será considerado o registro na Carteira Pessoal de Trabalho e Previdência Social ou Certidão de Tempo de Serviço expedida por instituição pública ou privada legalmente constituída. Todos os documentos utilizados para fins de comprovação de experiência profissional do candidato deverão conter a data de início e de término do período do trabalho realizado. Como comprovante de escolaridade são aceitos: Diploma, Certificado ou Declaração emitida pelo Chefe do Registro Acadêmico atualizada.
Na inscrição, o candidato deve apresentar o Curriculum Vitae, acompanhado obrigatoriamente de fotocópias da Carteira de Identidade CPF, com os originais e o comprovante de pagamento da inscrição, no valor de R$ 20,00, que deverá ser feito nas agências do Banco do Brasil, conta corrente 36660-9, agência 3053-8, Banco do Brasil, em nome de Cetam Tutores
O processo de seleção será realizado em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá da análise do currículo e da documentação. A segunda, também eliminatória, será realizada por meio de entrevista e exame prático de informática básica.
Os candidatos selecionados na primeira etapa serão contatados pela organização do processo seletivo para entrevista e exame prático no dia 7 de março, no Instituto Benjamin Constant, para os tutores a distância e dia 14 os presenciais, em horários a serem divulgados no site do http://www.cetam.am.gov.br.
Os candidatos selecionados participarão de um curso de capacitação específico, com carga horária de 40h, distribuídos em cinco dias úteis, em período e local a ser definido pelo Cetam.

Veja os nomes dos candidatos isentos da taxa de inscrição:

EDITAL 0001/2009
TUTORES A DISTÂNCIA