INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 600 VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS
Estão abertas de hoje até sexta-feira, 13, as inscrições para processo seletivo do Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam), para 600 vagas em 15 cursos técnicos (ver relação abaixo), em Manaus e no Interior. As provas acontecem no dia 5 de abril e as matrículas de 28 a 30, do mesmo mês.
Em Manaus, as inscrições podem ser feitas na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Amazonas (EST/UEA), na Avenida Darcy Vargas, 1200, Parque 10. Em Tabatinga e Coari, no Centro de Treinamento Profissional do Alto Solimões (CTP-Sol), na Vila Militar, e na UEA – Conjunto Amazonino Mendes, no bairro União – respectivamente.
Na EST, os horários das inscrições são das 8 às 12h e de 13 às 17h. Em Tabatinga, de 8 às 12h e das 14 às 17h. Já em Coari o horário é único: das 10 às 19h. Para se inscrever o candidato a uma vaga deve ter concluído o nível médio e levar a carteira de identidade (original e cópia) e pagar uma taxa de inscrição de R$ 20,00, no local. Os cursos são todos gratuitos e o valor é referente apenas ao exame de seleção.
À distância – Até o final do ano, o Cetam vai abrir inscrições para cursos técnicos de Turismo, Manutenção e Suporte de Informática, além de Serviços Públicos, na capital e em 12 municípios do interior do estado – Barreirinha, Coari, Eirunepé, Itacoatiara, Maués, Nhamundá, Parintins, Presidente Figueiredo, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
O Ensino Aberto a Distância (EAD) utilizado pelo Cetam é um método em que alunos e professores dividem o mesmo ambiente virtual de aprendizagem durante o curso, tendo ainda acesso a biblioteca virtual, calendários, orientações de estudo, além de comunicação on-line permitindo compartilhar experiências e retirar dúvidas. O aluno tem a possibilidade de estuda o que quiser, quando quiser e onde quiser dentro de um sistema cujo custo é menor que o de aulas presenciais ao mesmo tempo em que atinge um universo maior de estudantes.
O projeto foi criado recentemente e tem o objetivo de encurtar as distâncias amazônicas e reduzir o tempo, eliminando barreiras naturais da região. A tecnologia empregada facilita a comunicação levando o ensino profissionalizante a milhares de pessoas impossibilitadas de se deslocar a um grande centro.
“É um desenvolvimento natural do Cetam que se ajusta às necessidades da região, apesar da instituição já ter atendido a mais de 200 mil pessoas. A presenças do instrutor ainda é um fator limitante”, explica o diretor-presidente do Cetam, Vicente Nogueira.
ESCOLHA SEU CURSO:
Manaus
Técnico em Vendas
Técnico em Manutenção
Técnico de Suporte em Informática
Técnico em Segurança no Trabalho
Técnico em Automação Industrial
Técnico em Mecânica (processo de fabricação)
Técnico em Eletrônica (monitor de vídeo e tv)
Tabatinga
Técnico de Apicultura
Técnico em Vendas
Técnico de Móveis
Técnico de Informática
Coari
Técnico em Nutrição e Dietética
Técnico em Contabilidade
Técnico em Segurança no Trabalho
Técnico de Prótese Dentária