Alunos do curso técnico em Mineração do CETAM na Mineração Taboca

Trinta e três alunos do curso técnico em Mineração ofertado pelo CETAM em Nova Olinda do Norte, viajaram rumo a uma experiência inesquecível: aprender na prática as técnicas de mineração na Mineração Taboca, localizada no Pitinga, em Presidente Figueiredo.

O curso técnico em Mineração inédito no Amazonas, iniciou em julho de 2007, visando o futuro profissional de vários cidadãos do município. Em Nova Olinda do Norte foi descoberta uma jazida que guarda aproximadamente um bilhão de toneladas de silvinita. Uma reserva capaz de transformar o Brasil auto-suficiente na produção de fósforo e outros insumos na formulação de adubos químicos para a agricultura. Agora com novos profissionais capacitados, o município poderá ofertar mão-de-obra local para atender as necessidades da empresa que irá explorar a silvinita na região.

Após a conclusão da parte teórica do curso, os alunos do CETAM viajaram para a Mineração Taboca, no Pitinga. Lá, eles passaram 10 dias exercendo estágio em mineração, exercendo atividades de extração e beneficiamento de minério, lavra, entre outros. A prática foi de grande importância para a conclusão do curso, conta o recém-formado Herland Figueiredo: “A minha experiência foi única. Agora com a prática do curso em Mineração estou seguro para atuar na área, em Nova Olinda”.

Para o Diretor de Relações Empresariais do CETAM, Leonardo Bruno, o curso irá gerar benefícios não só para técnicos, mas também para a economia do município: “Formando esses técnicos em Mineração, estamos ajudando a desenvolver o município. São esses novos profissionais que irão trabalhar na cidade, melhorando sua qualidade de vida e dando exemplo para outros cidadãos”, completa.

Veja as fotos do deslocamento dos alunos do CETAM, de Nova Olinda do Norte para a Mineração Taboca, em Pitinga.