Curso técnico em Hemoterapia do CETAM ganha destaque em Brasília

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM ganhou destaque na 1ª Oficina de Trabalho para Definição de Mapas de Competências Profissionais dos Técnicos de Radiologia, Citotecnologia, Hemoterapia e Vigilância em Saúde, em Brasília – Distrito Federal.
O evento aconteceu dos dias 24 a 26 de fevereiro e contou com a participação da Professora Ana Lucena e do Técnico em Hemoterapia da FHEMOAM e também egresso do curso técnico em Hemoterapia pelo CETAM, servidor público Edney Siqueira.
 
O Amazonas destaca-se por estar entre os três estados do Brasil que ofertam cursos técnicos de nível médio em Hemoterapia. Por meio do CETAM, o curso em parceria com a Fundação Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas – FHEMOAM já formou quatro turmas desde sua implementação.
 
Com duração de 15 meses, o curso tem a carga horária total de 1.400 horas e possui o objetivo de formar profissionais para atuar em hospitais, hemocentros e na saúde pública em geral.
 
Em Manaus, o curso é ministrado por profissionais altamente qualificados, com título de especialista, mestre e doutor, sendo em sua maioria constituído de servidores da FHEMOAM, que contam com infraestrutura física, acadêmica e tecnológica ofertada pela Fundação.
 
De acordo com a Coordenadora do CETAM, Professora Ana Lucena, o Cetam e a FHEMOAM tiveram a aprticipação atuante na oficina que foi de extrema importância para o Amazonas, ressaltando a complexidade de se construir competências profissionais, levando em consideração os diversos contextos regionais, especificamente, os da Região Norte.