CETAM forma indígenas na Calha do Alto Solimões

CETAM FORMA 34 TÉCNICOS INDÍGENAS EM SAÚDE BUCAL NO ALTO SOLIMÕES

Indígenas do Alto Solimões recebem diploma do CETAM

A ação conjunta entre o Governo do Estado por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), FUNASA, Exército Brasileiro e prefeituras do Alto Solimões, possibilitou a realização um sonho que parecia quase impossível – formar Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, provenientes de cinco etnias distintas da Calha do Alto Solimões.

Na noite da última quinta-feira, 27 de maio, 34 indígenas das etnias Ticuna, Cambeba, Caixana, Canamari e Cocama, receberam do CETAM, no município de Tabatinga, o diploma de conclusão do Curso Técnico em Saúde Bucal e do curso de Auxiliar em Saúde Bucal.

O cirurgião dentista da FUNASA e coordenador do Curso Técnico em Saúde Bucal para indígenas, Roberto Carlos, conta que a ideia do curso surgiu da necessidade de formar profissionais para ajudarem os dentistas que atuam nos Polos Base da Calha do Alto Solimões – municípios de Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Amaturá , Tonatins e Benjamin Constant- e que são responsáveis pelo atendimento a 181 comunidades, onde vivem 42 mil indígenas.

De acordo com Roberto Carlos, o índice de cáries nessas comunidades é alto devido ao consumo elevado de açúcar encontrado em refrigerantes e salgadinhos. “A falta de escovação dos dentes também é um agravante para problemas de saúde bucal entre os indígenas, por isso, nós dentistas, precisamos da ajuda de técnicos e auxiliares em saúde bucal para orientá-los sobre a importância da boa escovação, do uso do fio dental e da higiene bucal como um todo”, explica.

O cirurgião dentista, aponta ainda, que cerca de 70% dos indígenas atendidos nos Polos Base da FUNASA, já tiveram dentes extraídos devido as cáries.

Na comunidade Umariaçu II, da etnia Ticuna, são realizadas ações preventivas para combater o problema. A cada três meses são distribuídos uma escova de dente e um creme dental para cada indígena . Nas escolas, as crianças aprendem desde pequenas, sobre a importância de escovar os dentes e do uso do fio dental.

O ensinamento que vem de professores e dentistas, agora será fortalecido com o trabalho dos técnicos e auxiliares em saúde bucal que terão o desafio de inserir na cultura indígena, hábitos que não fazem parte do cotidiano deles. “Na minha comunidade poucas pessoas têm o hábito de escovar os dentes regularmente e de forma correta. Para mim, vai ser um desafio levar para adultos e crianças, o conhecimento que aprendi no curso”, conta Quezia Curica de Souza, da etnia Caixana, localizada no município de Tonantis.

Os novos profissionais da área da saúde vão atuar nos Polos Bases da FUNASA

Ivo Mendes, da etnia Ticuna também fez o curso técnico em saúde bucal, e durante a cerimônia de formatura, ele foi um dos mais entusiasmados. “Quero ajudar meus amigos e irmãos da minha comunidade. Eu, sendo indígena, vou encontrar mais facilidade de convencer as pessoas a tratar dos seus problemas dentários”, comemora.

Para esses novos profissionais da saúde, a chance de trabalhar em sua própria comunidade, garante a melhoria da qualidade de vida dos indígenas.“Pelo fato dos profissionais indígenas atuarem em suas próprias comunidades, é natural que a comunidade aceite com mais facilidade os ensinamentos sobre os cuidados com a saúde bucal”, destaca a Diretora – Presidente do CETAM, Joésia Pacheco.

Pacheco, acrescenta ainda, que outra dificuldade que os dentistas da FUNASA enfrentam é a comunicação com os índios que não falam português. “Na comunidade de Umariaçu II, as crianças crescem falando a língua Ticuna e poucos adultos falam o português. Os técnicos indígenas em saúde bucal serão de extrema importância para conscientização sobre os cuidados que eles devem ter com a saúde bucal”, conclui.

O Curso Técnico e de Auxiliar em Saúde Bucal, executado pelo CETAM, para os indígenas, teve duração de dois anos. As aulas teóricas foram realizadas no Centro de Treinamento Profissional do Solimões (CTP-SOL), no município de Tabatinga e o estágio supervisionado foi acompanhado pelos instrutores cirurgiões-dentistas nos Polos Base da FUNASA, nas próprias comunidades onde residem os alunos indígenas.

A primeira turma indígena de saúde bucal do Amazonas, se prepara para construir uma nova história entre a população indígena da Calha do Alto Solimões. “A expectativa é que a partir do segundo semestre de 2010, estes novos profissionais da área da saúde sejam contratados pelas prefeituras dos municípios do Alto Solimões, através de recursos da FUNASA, para atuarem nos Polos Base dentro das comunidades indígenas”, conta Roberto Carlos, que há oito anos, trabalha em como cirurgião dentista da FUNASA no Alto Solimões.