Rede Cidadã Digital forma mais de cinco mil pessoas na capital

O Governo do Amazonas por meio do CETAM certificou no dia 25 de setembro, 5.655 cidadãos da capital beneficiados pelo Programa ‘Rede Cidadã Digital’. A cerimônia oficial de encerramento do curso foi realizada na Escola Josué Cláudio de Souza, no bairro Coroado e contou com a presença de representantes do CDH, SEDUC e da Diretora-Presidente do CETAM, Joésia Pacheco.

Implantado em 2005, sob a coordenação do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), e executado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), o Programa Rede Cidadã Digital ampliou o leque de oportunidades para jovens e adultos oriundos de famílias de baixa renda que não têm acesso à informática. “O Rede Cidadã é um programa de sucesso grandioso, que amplia as oportunidades de acesso ao mundo digital e torna os nossos cidadãos preparados para os desafios atuais”, enfatizou Joésia Pacheco.

Diana Alves, moradora do bairro Coroado 3, fez o curso de Informática Básica para tentar uma vaga no mercado de trabalho. “Quem sabe após o curso de informática, seja mais fácil conseguir um emprego de carteira assinada no Distrito Industrial”, diz esperançosa.

Para muitos, o certificado de Informática é sinônimo de emprego, para Jorge Pimentel, significa encarar um novo desafio. “Pensei em desistir, pois trabalho de segunda a segunda e me sentia cansado para continuar o curso”. Com o apoio da família e força de vontade, o Jorge superou o desafio e hoje usa a internet para fazer novos amigos: “Tenho até orkut”, conclui.

Desde sua implantação, o ‘Rede Cidadã Digital’ já beneficiou 50.427 pessoas na capital e do interior. Somente em Manaus, foram beneficiadas 26.870 pessoas de 150 escolas estaduais, nas seis zonas urbanas da cidade; e mais 21.261 pessoas em 45 municípios do interior do estado do Amazonas.