Cetam qualifica haitianos em Manaus

Cetam qualifica haitianos refugiados em Manaus

As línguas oficiais do Haiti são o Francês, Espanhol e Crioulo (mistura da língua africana e francesa). E para entender a aula do instrutor de Informática é necessária atenção redobrada nos gestos do professor. “Eu não vejo isso como obstáculo e sim como desafio”, comenta Aderaldo Nunes, professor do Cetam.

Nunes utiliza objetos para ajudar no entendimento dos conceitos de informática, método que tem dado certo. “Eles compreendem e é assim que consigo ministrar as aulas. Tem alguns alunos que falam português e ajudam na tradução quando necessário”, explica Nunes.

É o caso do haitiano Nicolas Clarck, 22 anos, há um ano morando em Manaus, fala português fluente. Ele conta que mesmo tendo o curso Técnico em Informática no Haiti, decidiu cursar Informática Básica. “Aqui no Brasil as técnicas da informática são diferentes”, afirma. Nicolas está desempregado e aguarda uma oportunidade de emprego.

Para atender a necessidade dos alunos estrangeiros, o Cetam elaborou um conteúdo programático diferenciado. “Apesar de não falarem a nossa língua, estão aprendendo a navegar na internet, manusear planilhas eletrônicas e aplicativos de texto. Eles são muito esforçados”, afirma Nunes.

A gratidão dos haitianos pela oportunidade de qualificação profissional é notória. O haitiano Steve Dossous, que vive há oito meses em Manaus, está presente em todas as aulas com entusiasmo. “Nós, haitianos, gostamos muito de informática. Quero agradecer a Deus, ao Cetam e ao professor por essa oportunidade”, comemora.

A possibilidade de uma nova realidade trouxe centenas de haitianos para o Amazonas. A maioria com o mesmo sentimento de Fritznel Intervol, 22 anos. “Eu quero um futuro melhor aqui no Brasil. Casar, ter filhos e construir uma família”.

O curso de Informática Básica ministrado pelo Cetam terá seis meses de duração e acontece aos sábados em dois horários: das 13h às 17h e das 17h às 21h, na Paróquia do bairro São Raimundo, Zona Oeste de Manaus.

Qualificar os haitianos refugiados em Manaus, para que tenham oportunidade para ingressar com condições dignas ao mercado de trabalho, é o objetivo da instituição, que além do curso de Informática Básica, vai ministrar os cursos nas áreas da construção civil, panificação, língua portuguesa e corte e costura até junho deste ano.