Cetam qualifica mulheres do Lar das Marias

Geração de renda no Lar das Marias

 

         Com objetivo de gerar renda e cidadania, o Cetam qualificou 18 mulheres do Lar de Maria, entidade que apóia mulheres vítimas do câncer que residem em outros municípios e que vêem à Manaus em busca de tratamento. As mulheres qualificadas são pacientes da entidade, acompanhantes das pacientes e voluntárias.  “O Cetam trabalhou de uma forma diferenciada para atender essas mulheres que estão lutando contra o câncer, bem como as voluntárias que geram renda para atender às necessidades do Lar”, relata a coordenadora do curso, Tereza Cristina.
         O curso ministrado pelo Cetam foi o de Patchwork, técnica que utiliza pedaços de tecidos para formar desenhos aplicados em almofadas, toalhas e outros itens decorativos. “As mulheres receberam a notícia do curso com muita alegria. Dava para perceber durante as aulas o entusiasmo delas”, afirma Regina Sousa, administradora do Lar das Marias, que emenda que elas já querem saber quando haverá novos cursos.
         Segundo Regina, as pacientes e suas acompanhantes ficam de seis meses a um ano e oito meses morando no Lar, longe de suas cidades de origem, o que muitas vezes dificulta a reintegração dessas mulheres no mercado de trabalho quando retornam à cidade natal. “O curso é uma maneira de gerar renda para essas mulheres quando elas voltam para suas casas”, completa.
         Um das pessoas que participaram do curso de Patchwork  é Maria Damião, moradora do município de Guajará localizado na Calha de Juruá. Maria é professora de uma escola municipal da cidade e conta que o curso contribuiu muito para seu aprendizado pessoal e profissional. “Quando voltar para Guajará, vou repassar o conhecimento que adquiri para meus alunos, e aproveitar para ganhar um dinheiro extra vendendo o artesanato para meus amigos e vizinhos”.
         Entre bordados e aplicações em tecidos, Maria aprendeu muito mais do que criar belas peças artesanais. “O convívio e a alegria em estarmos juntas aprendendo algo novo fez toda a diferença para nós”, concluiu.
         Toda a produção das mulheres do Lar das Marias será comercializada em um arraial que acontecerá dia 09 de julho, na rua em frente à entidade que fica localizada na rua Bartolomeu Bueno da Silva, 539- D. Pedro II.