Governo do Amazonas Certifica Haitianos no Curso de Informática Básica
Governo do Amazonas Certifica Haitianos no Curso de Informática Básica
O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes, certificou no dia 6 de agosto, na Igreja de São Raimundo (Praça Ismael Benigno, s/nº, São Raimundo, zona Sul) duas turmas de informática básica, voltada para os haitianos.
O curso foi ofertado pelo Cetam, por meio do projeto Comunidade Digital e as aulas foram ministradas nas dependências da igreja. Durante o curso, com carga horária de 80h, os 24 imigrantes tiveram aulas de Windows, Word, Excel, Power Point e Internet. Ainda no mês de agosto, duas turmas do curso de Português para Estrangeiros, voltados para este público, concluem os estudos.
A diretora-presidente do Cetam, Joésia Pacheco, afirmou que os cursos tem o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho. “Por meio da qualificação profissional, espera-se que eles contribuam para o crescimento do Estado que escolheram para viver”, afirmou.
O fotógrafo Jean Dieufourt, 32 anos, veio sozinho para o Amazonas. O certificado do Cetam foi o primeiro a receber em Manaus e a partir de agora, ele espera uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho.
Em março deste ano, o Governo do Amazonas, em parceria com a Pastoral, criou uma comissão de apoio aos haitianos com iniciativas de capacitação e colocação no mercado de trabalho.
Após um grave terremoto no Haiti, em janeiro do ano passado, os imigrantes encontraram no Amazonas a possibilidade de um recomeço. A maioria deles entra no Brasil pelo município de Tabatinga, na região do Alto Solimões.